Jaru e região: Vídeo mostra desespero de sitiante após ter sua casa destruída! “Justiça determinou a desocupação”
Jaru, 19 de setembro de 2023
No vídeo é possível ver uma mulher sitiante e proprietária da residência em choros de tristeza, a moradora residia na propriedade a mais de 20 anos e foi despejada por ordem da justiça.
A Justiça determinou a desocupação de varias terras ocupadas a dezenas de anos por sitiantes, localizadas em varias partes de Rondônia dentre elas nas cidades de Machadinho D’Oeste e Vale do Anari.
A medida proíbe qualquer novo ingresso na unidade de conservação e ordena a retirada de todos os ocupantes do entorno da área, chamada de Zona de Amortecimento.
Há duas semanas uma operação foi realizada para retirar supostos invasores da reserva. Armadilhas e “técnicas de guerrilha” foram usadas para impedir a chegada dos agentes da Polícia Ambiental e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).
A liminar de desocupação foi concedida em ação civil pública proposta pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO), Promotoria de Justiça de Machadinho D’Oeste, e Procuradoria-Geral do Estado, após a operação.
Fonte: Jornal Jaru/G1