Polícia

Jaru: Casos de estupro aumento em 22,6 % em 2023 em Rondônia, em Jaru não foi diferente:

Jaru, 02 de setembro de 2023

Em Jaru, não esta sendo diferente é uma das cidades de Rondônia que registrou aumento nos casos de  estupro, principalmente envolvendo pessoas vulneráveis.

Dois casos que causou  grande repercussão e indignação na cidade foram :

Marcos winycius, foi condenado a 14 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável. segundo as investigações, ele teria estuprado uma menina de 11 anos que seria sua própria prima.

FERNANDO MASSARUTE FERREIRA, que era morador de Jaru e dono de um Pet Shop localizado na Av. Dom Pedro I, foi condenado a 18 anos e 09 meses de prisão pelo crime de estupro. Segundo as investigações, ele teria estuprado uma criança.

O número de estupros em Rondônia cresceu mais de 20% em 2022, uma taxa maior que a média em todo o país. Os dados foram revelados pelo Anuário Brasileiro da Segurança Pública, edição de 2023, divulgado nesta ultima semana.

Segundo o levantamento, Rondônia registrou 837 casos de estupro em 2021. Já em 2022, o número saltou para 1027. Esse dado representa um aumento de 22,6,%, maior que a média nacional.

Segundo o Anuário, em 2021, 68.88 casos de estupro foram registrados em todo o país. Já no ano passado, o número chegou a 74.930, um crescimento de 8,2%, uma diferença de 14,2%, com relação à Rondônia.

5º da Região Norte
O Anuário Brasileiro da Segurança Pública, também mostra os números por outras áreas
geográficas. Na Região Norte, Rondônia aparece como o quinto estado com maior número de casos em um ano.

Veja a tabela:
Amazonas – 37,3%
Roraima – 28,1%
Acre – 24,4%
Pará – 23,5,%
Rondônia 22,6%
Tocantins 4,6%
Amapá – 1,2%

Denúncias de estupro crescem

O número de estupros contra crianças ou adolescentes também cresceu, de acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

O monitoramento mostra que de janeiro a junho deste ano casos de estupros foram
denunciados aos MDHC. Já no segundo semestre de 2022, os registros de denúncias chegaram a 70, uma diferença de 38%.

Nesse primeiro semestre, maio foi um dos meses com maior número de denúncias. Foram 29, praticamente uma por dia. Esse período é justamente o dedicado à Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes.

 

Fonte: Jornaljaru

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo